a associação

Formada em 2022 por membros ativos da comunidade local, a Quarteirão Criativo – Associação para o Desenvolvimento Local tem como grandes objetivos a promoção, apoio e desenvolvimento das potencialidades do território da sua área social, tendo em vista o crescimento local e regional na procura da melhoria das vidas das populações.

A Associação quer ser um motor para a promoção da solidariedade, cooperação e o trabalho em rede entre os comerciantes, empresários e moradores do Quarteirão, bem como para a animação e a implementação de programas de desenvolvimento de iniciativa e de base local e regional.

Documentar, valorizar e divulgar o capital social e preservar o carácter artístico e criativo do Quarteirão, potenciar a área geográfica ao nível social, urbanístico, ambiental, cultural e turístico, ou a concepção, organização e promoção de eventos locais, regionais e internacionais, são apenas algumas das linhas que orientam a atuação da Quarteirão Criativo – Associação para o Desenvolvimento Local.

orgãos sociais

Os Órgãos Sociais de uma associação, são, em princício, um conjunto de pessoas com interesses comuns, que se voluntariam para dirigir, orientar e sistematizar esforços conjuntos, criando as condições organizacionais que permitem que a missão da associação seja cumprida.

Na génese desta organização, estabeleceu-se que este grupo de pessoas fosse, tanto quanto possível, heterogéneo e diversificado. 

Neste núcleo estão assim representados os diversos tipos de sectores e tipologias de negócios que podem ser encontrados em Bombarda, as diversas ruas que compõm a geografia do quarteirão e compreende diferentes perspectivas e vivências no território (lojistas, empreendedores, moradores).

Acredita-se que, desta forma, estejamos mais perto de uma representatividade fidedigna e de uma compreensão holística dos interesses, necessidades e ambições de quem vive e trabalha em Bombarda.

direção 

Tânia Santos
Presidente

Tânia Santos

Directora do primeiro hub criativo do Porto, o seu propósito é pensar e criar melhores condições para a prática do trabalho criativo independente. Acredita assim contribuir para aumentar o impacto do ecossistema criativo e colaborativo na sociedade e na economia.
Em 2012 fundou o CRU Creative Hub, no quarteirão artístico do Porto, onde uma comunidade de profissionais das indústrias criativas se reúne diariamente para trabalhar, aprender e conviver.
Com um pé na Psicologia e outro na Economia, é comum a cabeça fugir-lhe para conexões improváveis. Por compulsão pela prática, é equilibrista em escadotes e estrela em variadas bricolages.
Em 2019, a Tânia foi eleita vice-presidente da European Creative Hubs Network, uma organização apoiada pela Comissão Europeia, que visa conectar e apoiar estes centros criativos, defendendo a sua prosperidade no contexto político pan-europeu.
A Tânia Santos é Presidente da Direção da Associação Bombarda - Quarteirão Criativo.
Cátia Fernandes
Secretária

Cátia Fernandes

Formada em Ciências da Comunicação, com especialização em Jornalismo, iniciou a carreira profissional como repórter em televisão, mas cedo se apaixonou pela área editorial nas áreas do design, arquitetura e cultura.
Foi diretora da publicação de decoração e arquitetura House Traders (entre 2006 e 2010), e mais tarde cofundou a Pegada Criativa, onde dirigiu, entre 2010 e 2016, o departamento criativo e foi responsável pela gestão da comunicação nacional e internacional de várias marcas.
Foi Cofundadora e Diretora do projeto editorial ROOF Magazine (2015), uma publicação de caráter internacional focada nas áreas da cultura urbana, design e arquitetura. A revista Monocle elegeu a ROOF Magazine como um dos mais importantes projetos editoriais na área do design, em Portugal.
Organizou e moderou importantes eventos e conferências (nacionais e internacionais) na área da investigação em Ciências da Comunicação, enquanto assessora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, no início da sua carreira profissional (2004), e nos últimos anos na área do design.
Com um largo currículo na produção de conteúdos em diferentes plataformas, especializou-se na Escrita para Projetos de Design e Gestão de Projetos Editoriais. Cofundou, em 2020, a Bardo Creative Ground, uma agência de conteúdos para marcas de design, e a Stay Wise, uma loja de publicações independentes, ambas sediadas no Quarteirão das Artes de Miguel Bombarda, no Porto.
Cátia Fernandes é uma terça-parte (Secretária) da Direção da Associação Quarteirão Criativo.
Marina Costa
Tesoureira

Marina Costa

Criativa com formação técnica profissional em Design, Fotografia e Restauro, soma também as competências do curso de Agente de Desenvolvimento Local.
Marina Costa dinamiza o Quarteirão Bombarda há 24 anos, desde que abriu o icónico Artes em Partes em 1998 e, mais tarde, em 2008, o Centro Comercial Bombarda, uma galeria comercial alternativa com 22 lojas. Este espaço comercial permitiu-lhe desenvolver uma série de eventos abrangentes, como música, literatura, artes plásticas, performance, cinema, etc. e é neste epicentro do quarteirão que a Marina também organiza um dos mais reconhecidos mercados da cidade do Porto - o mercado rural e biológico O Berdinho.
O seu espírito fazedor e dinamizador conferiu-lhe a acumulação de conhecimento profundo de tudo quanto são negócios locais estabelecidos ou recém-criados, das suas histórias e dinâmicas sociais, conhecendo pessoalmente a maioria dos promotores e colaboradores do comércio e serviços de Bombarda. A sua formação enquanto Agente de Desenvolvimento Local complementa a sua natureza social e proactiva e reflete-se na sua capacidade de mobilização e liderança no contexto deste bairro.
A Marina Costa é uma terça-parte (Tesoureira) da Direção da Associação Quarteirão Criativo.

mesa de assembleia geral

Virgínia França
Presidente

Virginia França

Nuno Santos
Secretário

Nuno Santos

Vogal

Paula Sá

Paula Sá, nasceu no Porto em 1966, é Galerista de Arte na Galeria de Arte Trindade na Rua Miguel Bombarda 141 , 4050 377 Porto.
Licenciada em História da Arte pela FLUC em 1988 e em História pela FLUP em 1998 com Pós Graduação em "Dinâmicas Culturais" em 2005 na mesma Faculdade.
Dirige a sua Galeria desde a década de 90.
Escreveu os textos de livros Infantis e Juvenis com ilustrações de alguns dos artistas com os quais trabalha: "Uma história por um quadro" , Vol I e II, "Riacho de Prata", "O Velho que pintava Pombas" e "Isalinda e Covil".

conselho fiscal

Gonçalo Cruz
Presidente

Gonçalo Cruz

Secretário

Sérgio Barbosa

Diretor de Comidas e Bebidas do GH Restaurante e Café inserido no Hostel GH, na Rua Miguel Bombarda.
Formado em Técnicas e Gestão Hoteleira na Escola do Porto mas com um Percurso Profissional de 10 anos em Lisboa e 5 em África ,
"Gosto de me preocupar com a base e nascença da história e deliciar me com o crescimento real ou imaginário da mesma."
David Sampaio
Vogal

David Sampaio

Diretor da LIPZ SGPS e Parkin Mobility, criador de soluções de mobilidade urbana. Engenheiro e pós graduado em Design, trabalhou na Ford Motor Company como Design Quality e na General Motor como Colour & Trim Designer voltou a Portugal em 2011 para desenvolver, expandir e inovar uma rede de parques de estacionamento. Apaixonado por desportos de montanha e precisão.

conselho consultivo

A formação de um Conselho Consultivo nasce então da necessidade de complementar a inteligência colectiva local,  nas áreas do retalho e indústrias culturais e criativas, cruzando estas valias com outras disciplinas ou especialidades, nomeadamente economia, inovação, gestão cultural e direito.

Convidou-se duas mãos cheias de especialistas – pessoas generosas e reconhecidas pelo seu conhecimento ou experiência na área em que actuam. 

Desta forma, espera-se abrir o espectro de competências na associação e a segurança na sua trajetória, contando com a orientação, sapiência e mentoria destes embaixadores e embaixadoras de Bombarda.

André Alvarim

Inovação e I&D

Com mais de 20 anos de experiência, tem vindo a desenvolver a sua atividade em diversos projetos relacionados com preparação de candidaturas a sistemas de incentivo, sistematização das atividades de IDI e implementação de sistemas de gestão de IDI. Coordenou e apoiou a realização de um conjunto alargado de estudos e trabalhos de Planeamento Estratégico, Promoção da I&D e Inovação e Promoção da Internacionalização, nomeadamente no âmbito de projetos dinamizados por Associações Empresariais, Clusters e Entidades Não Empresariais do Sistema de Investigação e Inovação.
André Alvarim é formador certificado, tendo lecionado diferentes cursos, seminários e workshops sobre temáticas relacionadas com a IDI.
Obteve o Certificado de Consultor Nacional de Benchmarking, emitido pelo IAPMEI e é Consultor certificado pela European Secretariat for Cluster Analysis (ESCA) para a realização de exercícios de benchmarking em clusters empresariais.
Licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

António Ponte

Museologia e Gestão Cultural

Doutor em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, março de 2014
Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, desde 1 de abril de 2021.
Vice Presidente do DEMHIST, comité do ICOM (international council of museums) para as Casas Históricas e Casas-Museu.

No âmbito da sua atividade profissional, no domínio do Património Cultural e Museologia exerceu o cargo de:
Diretor Regional da Cultura do Norte entre dezembro de 2013 e março de 2021;
Representante do Estado na Administração do Coliseu-Porto, entre 2014 e 2020;
Presidente da Fundação Côa Parque, entre outubro de 2014 e junho de 2017
Diretor do Paço de Duques de Bragança, Guimarães, 2009 – 2012;
Coordenador do Museu de Vila do Conde entre 2012 - 2013 e 1994 - 2009.
Publicou vários artigos sobre museologia e Património em revistas nacionais e estrangeiras. Pertenceu a vários órgãos territoriais e conselhos gerais de várias organizações.

António Teles

Direito e Turismo

Licenciado em Direito na Universidade Católica Portuguesa (Porto), em 1987, concluiu o mestrado em Ciências Jurídico Civilísticas na Universidade Coimbra, em 1999. É docente do Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG) desde 1988, tendo lecionado as unidades curriculares de Introdução ao Direito, Direito das Obrigações, Direito Comercial, Direito Empresarial, Direito Internacional e dos Negócios e Direito e Legislação do Turismo, em diversas licenciaturas e pós-graduações. Vogal do Conselho Científico do ISAG entre 2000 e 2006. Presidente do Conselho Pedagógico do ISAG, de 2006 a 2012. É investigador do Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC). Exerce advocacia – quase exclusivamente na área dos negócios – desde 1987, no Porto. Integrou diversos Conselhos Fiscais, presidiu e preside a diversas Mesas de Assembleia Geral. Foi, durante anos, administrador de duas sociedades de promoção imobiliária. Há mais de uma década e meia é formador (por exemplo, na área da contratação pública, turismo e gestão hoteleira). Cronista regular no Jornal Vida Económica, desde 2012. Presidente da APROTURM (associação de Profissionais de Turismo do Minho)

Cristina Farinha

Indústrias Criativas e Politica Cultural

Especialista independente do setor cultural e criativo, com experiência de trabalho do nível local e regional ao internacional, na conceção, implementação e avaliação de políticas, programas, projetos e organizações. É investigadora colaboradora do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Enquanto Diretora Executiva da ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas, 2012-16, esteve na origem da criação da rede Europeia dos Hubs Criativos (ECHN). As suas áreas de interesse são o fortalecimento do papel da cultura na política pública, governação e desenvolvimento; a promoção da cooperação e mobilidade internacionais; e a promoção da capacitação e representação coletiva do setor cultural e criativo.

Filipa Pimentel

Governança Partilhada e Inovação Social

Filipa é a mãe da Catarina e da Isabel e tia ‘postiça’ de um ror de outras crianças e adolescentes.
Vive em Bruxelas desde o ano 2000, mantendo raízes bem vivas e profundas em Portugal. Neste momento, divide o seu tempo entre Bélgica e Viseu.
É licenciada em Engenharia Florestal, com especialização em Gestão de Recursos Naturais pelo Instituto Superior de Agronomia. Começou por trabalhar como investigadora na área de Ecologia Florestal, no Instituto Superior de Agronomia. Já em Bruxelas, trabalhou como conselheira política na área da sustentabilidade, passando por várias Instituições Europeias e noutras organizações não-governamentais. O contacto com o Movimento de Transição inspirou uma mudança profunda na sua vida: despediu-se do trabalho que tinha nas Instituições Europeias e dedicou-se totalmente ao ativismo de regeneração social/ambiental.
Neste momento, tem um papel de liderança na Transition Network, coordenando a Rede Internacional de Transição, explorando com pessoas de todo o mundo como desenvolver infraestruturas sociais, cultura colaborativa e novas formas liderança capazes de apoiar um movimento que tem a missão de contribuir para uma profunda mudança social. Tem também o papel de representar o movimento de Transição junto às Instituições da União Europeia.
Foi co-fundadora da Iniciativa de Transição de Portalegre e foi iniciadora da AJUDADA, um evento internacional experimental na área de acção comunitária no tema da Economia da Dádiva
É formada no método de governança partilhada da Université du Nous e da Sociocracy for All e teve formação de facilitadores pela Prosocial.world. É formadora de métodos de inteligência colectiva e da metodologia de Transição.

Gorete Rato

Gestão e Finanças

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do porto (FEP), com uma pós-graduação em Ciências Jurídico Empresariais.
Trabalhou como membro da CE, com os pelouros Administrativo e Financeiro e de Exploração em representação da Metro do porto nos CA da Transpublicidade e TIP. Em 2012 foi responsável máxima pela dinamização da atividade de leasing e factoring do Grupo CGD (Caixa Geral de Depósitos), na zona Norte. Em 2016 foi Consultora de Gestão e mais tarde vogal dos conselhos fiscais do IPO (Instituto Português de Oncologia) e da ULS (Unidade Local de Saúde de Matosinhos) - mandato 2018/2020.
É ainda membro da Ordem dos Economista integrando a Assembleia de Representantes do mandato actual.
Encontra-se reformada desde 2023.

José Carlos Mota

Planeamento Urbano e Participação Cívica

Parofessor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Territoriais da Universidade de Aveiro e investigador do GOVCOPP. Foi o Diretor do Mestrado em Planeamento Urbano e Regional (2016-2020). Tem estado envolvido em vários projetos de investigação nacionais e internacionais sobre planeamento participativo de base territorial Tem vindo a dinamizar várias iniciativas cívicas em prol das cidades e da cidadania

Katja Tschimmel

Design Thinking e Inovação

Katja Tschimmel é consultora e formadora, investigadora e docente universitária, coach e oradora. Trabalha em dois universos, o empresarial (MINDSHAKE - Consultoria em Pensamento Criativo e Design) e o académico (Universidade do Porto e Porto Business School). É licenciada e doutorada em Design, e tem um Mestrado em Criatividade Aplicada. Investiga, ensina e publica nas áreas da Criatividade, do Design Thinking e da Inovação, tendo publicado 4 livros e numerosos artigos científicos, e do Modelo de Design Thinking Evolution 6, licenciado em Creative Commons (2015). Como formadora e docente Katja tem uma vasta experiência na concepção e realização de cursos e workshops relacionados com a Criatividade e a Inovação, com os Processos Criativos nas Organizações, Técnicas do Pensamento Criativo e o (Service) Design Thinking. Na área da consultoria especializou-se no apoio no design de Frameworks de Inovação e na sua implementação organizacional. Desde Janeiro de 2023, Katja é a Embaixadora Portuguesa da Semana/Dia Mundial da Criatividade e Inovação.
Nascida na Alemanha, Katja Tschimmel vive desde 1990 no Porto, a cidade que adotou e onde se sente em casa.

Luís Carvalho

Investigação, Economia e Inovação

Luís Carvalho (PhD, Erasmus University Rotterdam) é Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), especializado em estudos de inovação e desenvolvimento urbano. É Editor Associado da revista Environmental Innovation & Societal Transitions. É um dos autores do livro Creating Knowledge Locations in Cities (Routledge), estudo comparativo internacional sobre desafios de planeamento e intervenção em hubs criativos e bairros de inovação em cidades.

Miguel Barbot

Estratégia e Negócios Criativos

O Miguel é co-fundador, diretor criativo e coordenador do Ofício, onde apoia empreendedores e empresas nos seus processos de negócio, com especial foco nas indústrias culturais e criativas. É um consultor com 20 anos de experiência, sendo especialista nas áreas do marketing, inovação e estratégia. O Ofício é uma consultora com um conhecimento profundo da realidade dos negócios criativos, apoiando-os na sua gestão e no planeamento estratégico e prestando serviços de apoio ao seu desenvolvimento. É também uma agência criativa que oferece serviços de design, marketing digital e produção de conteúdos.
O Miguel é também um dos responsáveis pelo Saber Fazer, que desde 2011,se dedica à investigação, valorização e divulgação das técnicas de produção artesanal e semi-industrial. É um projecto educativo que tem como objectivo assegurar a passagem de conhecimento técnico, mas também sensibilizar para as questões da sustentabilidade ambiental, social e económica.

documentação da associação