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Afinidades 2025 arrancou com sala cheia e ambiente de inspiração para a cerâmica contemporânea

By Abril 8, 2025No Comments

No passado sábado, dia 5 de abril, o Museu Nacional Soares dos Reis acolheu o evento de lançamento da nova edição do programa Afinidades.

Dedicada à cerâmica contemporânea, esta edição convida artistas ligados ao Quarteirão Bombarda a criar novas peças a partir de um diálogo com o património museológico.

A sessão teve início com uma visita guiada pela historiadora de arte Ana Paula Machado, do Departamento de Pintura do MNSR, à obra “Natureza-Morta” (1645) de Pieter Claesz — pintura que servirá de mote à criação artística deste ano.

Ao longo da visita, Ana Paula destacou a complexidade simbólica da obra, a sua composição detalhada e o modo como esta representa um certo ideal de cosmopolitismo e modernidade do século XVII holandês.

O público pôde explorar, com tempo e atenção, os elementos visuais e históricos que fazem da pintura uma verdadeira paisagem de objetos e significados, marcada tanto pela opulência como pela efemeridade.

Seguiu-se um momento de apresentação institucional por parte de Tânia Santos, presidente da Associação Quarteirão Criativo, que recordou os principais resultados da edição 2024 — nomeadamente o envolvimento alargado da comunidade artística de Bombarda e a excelente receção por parte do público — e apresentou a estrutura de atividades para este novo ciclo.

Entre as novidades de 2025, destacou-se a abertura a propostas da própria comunidade de lojas e galerias do quarteirão, que poderão candidatar eventos paralelos dedicados à cerâmica contemporânea, reforçando o envolvimento local. Foram ainda apresentados os principais marcos do calendário e os detalhes sobre o regulamento e prazos do Open Call, que decorrerá em duas fases até junho.

O programa prosseguiu com uma conversa aberta entre o curador convidado, Vítor Reis, e as artistas Clara Rêgo e Joana Nogueira, moderada pelo diretor do MNSR, António Ponte. O diálogo abordou temas centrais à prática contemporânea da cerâmica — como a tensão entre função e expressão, a materialidade da argila, a herança e inovação técnica, e o modo como cada artista articula estas dimensões na sua obra. Houve também espaço para uma reflexão mais ampla sobre os modos de fazer e pensar cerâmica nos dias de hoje, dentro e fora do contexto institucional.

O evento terminou com o anúncio formal da abertura do Open Call Afinidades 2025, que convida ceramistas e artistas de Bombarda a submeterem as suas pré-inscrições até 5 de maio.

Esta é uma primeira fase de candidatura, exclusivamente online, acessível através do formulário disponível na página oficial do projeto:
bombarda.pt/afinidades2025

A edição deste ano pretende afirmar-se como um momento de confluência entre arte, território e comunidade, desafiando a criação artística a partir da história, mas com os olhos postos no presente.