“Afinidades na Joalharia Contemporânea: uma Conversa com Ana Campos e Cristina Filipe”
Museu Nacional Soares dos Reis
12 de outubro de 2024, a partir das 15h
Dando continuidade ao diálogo criativo promovido pela parceria entre o Museu Nacional Soares dos Reis e a Associação Quarteirão Criativo, decorre no próximo sábado, dia 12 outubro, no MNSR, uma conversa com Ana Campos e Cristina Filipe, artistas e investigadoras, moderada por Inês Nunes, curadora do projeto Afinidades na Joalharia Contemporânea.
Ana Campos, cuja obra é marcada pela exploração e desconstrução das formas tradicionais da joalharia, e Cristina Filipe, conhecida pelo seu trabalho teórico e artístico, trarão uma perspetiva atual sobre o desenvolvimento da joalharia contemporânea em Portugal. Ambas têm contribuído de forma significativa para esta área artística, tanto a nível nacional como internacional.
Moderada por Inês Nunes, a conversa incidirá sobre o conhecimento e experiência das duas investigadoras nas suas abordagens ao universo da joalharia contemporânea enquanto expressão artística e cultural.
Com entrada livre, esta conversa é parte integrante de uma tarde dedicada à joalharia contemporânea e à exploração da vizinhança do Museu Nacional Soares dos Reis (o quarteirão Bombarda) com o seguinte programa.
15h00 – 15h45: Visita Orientada à Exposição “Afinidades na Joalharia Contemporânea”
Uma visita guiada pela exposição, destacando a variedade de obras e artistas que participaram no projeto e como foram influenciados pelo conceito “afinidades”.
15h45 – 16h30: “Afinidades na Joalharia Contemporânea”: uma Conversa com Ana Campos e Cristina Filipe, moderada por Inês Nunes.
16h30 – 17h30: Visita Orientada – Circuito do Quarteirão Bombarda
Esta visita guiada oferece a oportunidade de explorar o Quarteirão de Miguel Bombarda, visitando as galerias e lojas que representam os 18 participantes da exposição. O itinerário inclui: Scar ID, CRU Creative Hub, Galeria Trindade, Galeria Cruzes Canhoto, Ó! Cerâmica, Tincal Lab, Collectiva e The Jewellery Experience.
Sobre as convidadas
Ana Campos
Ana Campos nasceu no Porto, Portugal, em 1953.
É joalheira e dedica-se, também, à investigação nesta área.
No campo do ensino, foi professora de projeto e de teorias da arte e do design da joalharia contemporânea. Até 2013, foi diretora do ramo artes/joalharia e coordenadora da pós-graduação em design de joalharia da ESAD – Escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos, Portugal. Tem-se dedicado a curadoria e produção de exposições de joalharia nacionais e internacionais.
Licenciou-se em Design de Comunicação na FBAUP. Estudou joalharia no Ar.Co, Lisboa e na Escola Massana, Barcelona, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Realizou uma pós-graduação em Relações Interculturais, pela Universidade Aberta, Porto, que conduziu ao mestrado na área de Antropologia Visual, cuja dissertação se intitula Cel i Mar: Ramón Puig, ator num novo cenário da joalharia.
Atualmente, é doutorada em filosofia na Universidad Autónoma de Barcelona, com orientação de Gerard Vilar. Desenvolveu uma tese intitulada: La joyería contemporánea como arte: un estudio filosófico.
Cristina Filipe
Cristina Filipe (Lisboa, 1965) vive e trabalha em Lisboa.
É doutorada com Suma Cum Laude em Estudos do Património pela Universidade Católica do Porto – Escola das Artes (2018) e investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da mesma Escola. Mestre em Artes e Design pelo Surrey Institute of Art & Design (2001), com bolsas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Fundação Calouste Gulbenkian, respetivamente. Estudou joalharia no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual (1984-1987), Gerrit Rietveld Academie (1987-1988) e no Royal College of Arts (1992).
Foi docente no curso de joalharia do Ar.Co (1989-2015), que dirigiu entre 2004 e 2015, e no da ESAD – Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos (2001-2007). É, desde 1998, professora/artista convidada em múltiplas escolas internacionais e arguente de várias teses de mestrado e doutoramento.
Recebeu o Susan Beech Mid-Career Artist Grant do Art Jewelry Forum (2017) para a realização do livro Joalharia Contemporânea em Portugal. Das Vanguardas de 1960 ao Início do Século XX (2019). Expõe internacionalmente desde 1984 e está representada em coleções públicas e privadas.
É, desde 2005, programadora e curadora de exposições, simpósios e colóquios. Fundou e foi presidente da direção da PIN – Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea (2004-2023).
Foi a criadora e curadora geral da 1.a Bienal de Joalharia Contemporânea de Lisboa – Suor Frio (2021). Autora de vários artigos e ensaios, coordenadora editorial e científica do livro/catálogo Suor Frio (2022) e criadora e coordenadora científica da coleção J da INCM – o 1. volume (Tereza Seabra) será lançado em outubro de 2024.
Circuito Afinidades 2024
Organização, Apoios e Parceiros
O projeto Afinidades é uma parceria entre o Museu Nacional Soares dos Reis e a Associação Quarteirão Criativo, promovendo a ligação entre a história do museu e a produção artística contemporânea da cidade do Porto. Com uma programação anual, o projeto inclui exposições, workshops e conversas, incentivando o diálogo criativo entre a coleção do museu e a comunidade artística local, entre o passado e o presente, a tradição e a inovação.
O projeto conta com o apoio mecenático do Super Bock Group e do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.