Skip to main content
autores afinidades

By Julho 4, 2024Julho 9th, 2024No Comments

(re)Desenhar Firmino

Oh, a emoção de entrar numa sala de aula de desenho! Os cavaletes expostos em círculo, a espécie de palco em que o modelo é posto a nu, a infinita possibilidade de pontos de vista, a tensão no ar. Centro das atenções e destino de todos os olhares. O corpo humano, na vida real portador de camadas e relações, invólucro de sentimentos, segredos e memórias, é agora mero objecto em exposição, observado em detalhe – retirado da sua dimensão humana, mas respirando, ainda, em cada linha. Linhas que definem a direcção de um olhar ou de um gesto, somas de ângulos, contornos e proporções. É objecto que se move, no entanto, que se transfigura, que reflecte tensão e emoções – que será cristalizado numa interpretação pessoal, condicionada pela fugacidade do momento e sujeita à capacidade artística do autor. 

Qual o suporte? O elemento riscador? Escolhemos a gradação da grafite ou o traço decidido da caneta? A determinante ocupação da folha, o enquadramento, a escala – o espaço e o tempo: esquiço de minutos ou desenho detalhado de horas? Por onde começar? Ou mais difícil ainda: quando saber que está terminado? 

Depois vem o olhar crítico, a eventual avaliação, a certeza de que podíamos ter feito melhor – faremos, sim, para a próxima. Porque o acto de desenhar e criar, embora possa nascer da inspiração, só é aperfeiçoado com a prática. 

O Firmino de Soares dos Reis relembrou a sensação de liberdade, o trabalho sempre incompleto do desenho, do processo criativo que começa no papel e se transmuta em pintura, escultura, em edifício, em obra final. Na peça “(re)Desenhar Firmino”, surgem elementos que remetem ao universo académico do acto de aprender a desenhar: as linhas condutoras da postura do modelo desenhadas geometricamente em prata, fragmentos do boneco articulado em madeira que ajuda a aguçar a imaginação quando o modelo está ausente – tentam aludir aqui ao que falta ao Firmino que Soares dos Reis reduziu a um busto. Num acto de brincadeira, o corpo do boneco serve também como suporte para o colar quando não está a ser usado, e que, retirado do contexto do corpo, é também ele objecto de adorno que deixa espaço à imaginação.

Prata 925, madeira, metal, borracha
Objeto: 210 x 60 x 60 mm / Fio 80 cm

English

To (re)Draw Firmino

Oh, the thrill of walking into a drawing classroom! The easels displayed in a circle, the kind of stage on which the model is exposed, the infinite possibility of points of view, and the tension in the air. Centre of attention and destination of all eyes. In real life, the human body carries layers and relationships, a casing for feelings, secrets and memories. It is now a mere object on display, observed in detail – removed from its human dimension but still breathing in each line. Lines that define the direction of a look or a gesture, sums of angles, contours and proportions. It’s an object that moves; however, that is transfigured, that reflects tension and emotions – that will be crystallised in a personal interpretation, conditioned by the fleetingness of a moment and the artistic capacity of the author. 

What support to use? What kind of medium? Should we choose the graphite gradation or the pen’s decided stroke? The determinant occupation of the sheet, the framing, the scale – space and time: a sketch of minutes or detailed drawing of hours? Where to start? Or even more complicated: how to know when it’s finished? 

Then comes the critical look, the eventual evaluation, and the certainty that we could have done better—yes, we will, next time. Because the act of drawing and creating, although it may be born from inspiration, is only perfected with practice. 

Firmino by Soares dos Reis recalled the feeling of freedom, the always incomplete work of a drawing, of the creative process that begins on paper and is transformed into painting, sculpture, a building, into a final work. In the piece “To (re)Draw Firmino”, elements appear that refer to the academic universe of the act of learning to draw: the guiding lines of the model’s posture drawn geometrically in silver, fragments of the articulated wooden mannequin that helps to sharpen the imagination when the model is absent – they try to allude here to what is missing from Firmino that Soares dos Reis reduced to a bust. In an act of play, the mannequin’s body also supports the necklace when it’s not being used, which, removed from the context of the body, is also an object of adornment that leaves room for the imagination.

Sterling silver, wood, metal, rubber

Object: 210 x 60 x 60 mm / Cord: 80 cm

Créditos Fotografias  | Photography Credits: Ana Pina

Ana Pina

Ana Pina nasceu em 1980, no Porto, cidade onde estudou, vive e trabalha.

Frequenta o curso de arquitectura (FAUP, 2004) e trabalha alguns anos na área, até descobrir a paixão pela joalharia contemporânea.

Joalheira e galerista, divide o seu trabalho entre a sua marca pessoal, lançada em 2012, e o Tincal lab, que é desde 2015 um espaço de oficina e galeria de joalharia contemporânea.

No seu trabalho Ana Pina alia a experiência em arquitectura a técnicas tradicionais de joalharia e conceitos contemporâneos de design na criação de peças com inspiração marcadamente abstracta e geométrica.

https://anapina.com

English

Ana Pina was born in 1980 in Porto, the city where she studied, lives, and works. She graduated in architecture (FAUP, 2004) and worked in the field for a few years until she discovered her passion for contemporary jewellery.

As a jeweler and gallerist, she divides her work between her personal brand, launched in 2012, and Tincal Lab, which has been a workshop and gallery space for contemporary jewelry since 2015.

In her work, Ana Pina combines her experience in architecture with traditional jewelry techniques and contemporary design concepts to create pieces with distinctly abstract and geometric inspiration.

https://anapina.com

Tincal lab

CCBombarda, Rua de Miguel Bombarda, 285, loja 25
https://tincallab.com/pt