Coroa de Víboras
Uma coroa de víboras como uma coroa de louros como uma coroa de espinhos.
A obra evoca a dualidade que se estabeleceu entre o mestre/artista (Soares dos Reis) e o aluno/modelo (Firmino) numa relação ambivalente de poder e submissão, de desejo e tentação.
Um objeto que pode adornar a cabeça enquanto coroação da mestria artística, mas igualmente enquanto marca de um processo de martirização.
Barro cozido e vidrado
230 x 240 x 80 mm
English
Crown of Vipers
A crown of vipers like a crown of laurels like a crown of thorns.
The work evokes the duality established between the master/artist (Soares do Reis) and the student/model (Firmino) in an ambivalent relationship of power and submission, of desire and temptation.
It is an object that can adorn the head as a crowning achievement of artistic mastery, but it is also a mark of a process of martyrisation.
Fired and glazed clay
230 x 240 x 80 mm
Créditos Fotografias | Photography Credits: Cruzes Canhoto
Mina Gallos
Natural de Tamel S. Veríssimo, Barcelos, Mina Gallos (Felismina Faria da Silva) mostrou desde muito cedo interesse pela actividade de manipular o barro. Ainda com 11 anos, depois de concluir o 5º ano de escolaridade, começou a trabalhar na Galante, uma das empresas de cerâmica da região que se dedicava à produção de figurado de molde.
Mais tarde, mudou-se para uma das empresas concorrentes, a famosa Cerâmica Magrou, por onde passaram diversos mestres do figurado de Barcelos. Porém, só em 2015, após a morte da mãe, decidiu começar a criar peças da sua autoria. Os Galos e as Bonecas que desenvolveu, e que logo lhe granjearam alguma atenção por parte dos coleccionadores de arte popular, continham já uma marca muito pessoal, reflectindo quer a sua vasta experiência profissional quer a personalidade singular da artista.
Mais recentemente, dando asas à sua imaginação fértil e inquieta, começou a criar um conjunto de figuras do domínio do fantástico, onde os animais se confundem com feras e demónios, explorando o imaginário profundamente religioso e dualístico daquela região do Minho.
English
Born in Tamel S. Veríssimo, Mina Gallos (Felismina Faria da Silva) showed an early interest in clay. At 11, after completing her fifth year of schooling, she started working at Galante, one of the ceramics companies in the Barcelos region dedicated to producing moulded figures. Later, she moved to one of the competing companies, the famous Cerâmica Magrou, where several figurative masters from Barcelos had worked.
It was only in 2015, however, after her mother’s death, that she decided to start creating pieces of her own. The Roosters and Dolls that she developed, and which soon gained her some attention from famous art collectors, contained a very personal mark, reflecting both her vast professional experience and the artist’s unique personality.
More recently, giving free rein to her fertile and restless imagination, she began to create a set of figures from the realm of the fantastic, where animals are confused with beasts and demons, exploring the profoundly religious and dualistic imagery of the Portuguese region of Minho.