Coroação da Juventude
Soares dos Reis demonstra uma maestria que vai além da representação física.
Utilizou o mármore com uma precisão anatómica impressionante, cujos detalhes trazem vida à escultura.
A sua destreza técnica permite capturar a aparência física, mas também a profundidade emocional e psicológica de Firmino, encapsulando a juventude em toda a sua plenitude.
“Firmino” pode ser uma Ode à Juventude, caracterizada por uma expressão de curiosidade e energia.
A nossa sociedade valoriza a juventude em várias áreas:
- Meios de comunicação: a juventude idealizada na publicidade onde a beleza e vitalidade são promovidas;
- Tecnologia e Inovação: o ritmo acelerado da inovação tecnológica tende a valorizar a adaptabilidade e a rapidez dos jovens em dominar novas ferramentas e plataformas;
- Mercado de Trabalho: em muitos setores, valoriza-se a juventude pela sua pré-disposição para aprender e inovar com flexibilidade e energia;
- Cultura popular: celebra-se a juventude através da música, moda, cinema e redes sociais, onde é vista como um período de liberdade e descoberta;
- Desporto: o destaque dado a atletas jovens e a busca por novos talentos reforçam a ideia de que a juventude é o pico do desempenho físico;
- Moda e Beleza: o conceito ainda está intrínseco à elegância natural de um corpo jovem.
Essa valorização pode levar a um desequilíbrio, onde outras fases da vida não recebem o reconhecimento adequado. Uma sociedade deve valorizar e aproveitar as contribuições únicas de cada faixa etária.
Precisamente a juventude, que muitos de nós tenta preservar por mais tempo, ou recorda como uma das melhores fases, é vulgarmente considerada o apogeu da nossa existência.
Inconscientemente, há uma coroação “social” dessa fase de vida que já se viveu, vive ou viverá.
Foi na sequência desta reflexão que surgiu a ideia de criar a joia em forma de coroa.
A nível técnico, a peça foi moldada com arames metálicos de zinco, e por fim banhada a cera de abelha.
A cera, é um material frequentemente usado nas criações do autor. Por ser um material natural, mantém todas as suas características ao longo do tempo, embora a cor e o aroma se alterem paulatinamente. De certo modo, uma metáfora daquilo que podemos considerar o envelhecimento.
Arame de zinco e cera de abelha pura
250 x 250 x 150 mm
English
Crown of Youth
Soares dos Reis reveals a mastery which shows more than physical representation. He used marble with impressive anatomical precision, whose details bring the sculpture to life.
His technical skills allow him to capture not only physical appearance but also the emotional and psychological depth of Firmino, encapsulating the youth in its fullness.
“Firmino” can be an Ode to Youth, characterised by an expression of curiosity and energy.
Our society values youth in different topics:
- Media: The idealised youth in advertising, where beauty and vitality are promoted.
- Technology and Innovation: The rapid pace of technological innovation tends to value the adaptability and quickness of young people in mastering new tools and platforms.
- Job Market: In many sectors, youth is valued for their predisposition to learn and innovate with flexibility and energy.
- Popular Culture: Youth is celebrated through music, fashion, film, and social media as a period of freedom and discovery.
- Sports: The focus on young athletes and the search for new talents reinforce the idea that youth is the peak of physical performance.
- Fashion and Beauty: The concept remains intrinsic to the natural elegance of a young body. This valuation can lead to an imbalance where other life stages are not recognised. A society should value all stages of life, benefiting from the unique contributions of each age group.
Precisely youth, which many of us try to preserve for as long as possible or remember as one of the best phases, is commonly considered the pinnacle of our existence. Unconsciously, there is a “social” crowning of this phase of life that has been lived, is being lived, or will be lived.
After this reflection, I have created the crown as a jewel of this challenge.
Technically, the piece was moulded with zinc metal wires and coated with beeswax. Wax is a material frequently used in the author’s creations. Being a natural material, it maintains all its characteristics over time, although the colour and smell gradually change. In a way, it is a metaphor for what we can consider ageing.
Zinc wire and pure beeswax
250 x 250 x 150 mm
Créditos Fotografias | Photography Credits: Sílvia Pinto Costa
Paulo Azevedo
Natural do Porto, Paulo Azevedo é arquitecto formado na FAUP (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto) em 2011.
Desde então colaborou em diferentes escritórios de arquitectura, envolvido em diversos projectos .
Em períodos diferentes de vida, o Paulo viveu em Roma e Viena, focado nas experiências culturais inerentes, onde a “filosofia do espaço” é bastante presente.
De volta ao Porto, forma a PAAZ com o intuito de participar em novos projectos com o seu conhecimento na arquitectura e design.
English
From Porto, in the North of Portugal, Paulo Azevedo is an architect who graduated from the Faculty of Architecture of the University of Porto (FAUP) in 2011.
Since then, he has worked at various architectural offices and has been involved in different projects.
At different periods, Paulo lived in Rome and Vienna, immersing himself in the inherent cultural experiences where the “philosophy of space” is quite prevalent. Back in Porto in 2019, he formed the brand PAAZ to participate in new projects with his knowledge of architecture and design.