Skip to main content
autores afinidades

By Julho 5, 2024Julho 9th, 2024No Comments

Reflexões

Estas peças são um convite a explorar o que está para além daquilo que vemos. Inspiradas na escultura de Firmino, esculpida por António Soares dos Reis em 1867, tento capturar a profundidade e a expressividade que o escultor infundiu em cada traço. Firmino, com o seu olhar penetrante e expressivo, não só nos confronta com a sua presença, mas também nos desafia a olhar mais profundamente.

Este trabalho procura esta mesma profundidade, desafiando o observador a ultrapassar a visão superficial e a explorar o que se esconde além do óbvio.

 

A escultura de Firmino é um exemplo de como a arte pode capturar a essência de uma pessoa através de traços expressivos e detalhados. Soares dos Reis, ao esculpir em gesso, conseguiu transmitir uma expressividade e uma intensidade no olhar de Firmino que parecem transcender o tempo. É esta capacidade de dar vida a materiais inanimados que me inspira.

 

Inseridos em caixas de resina epóxi os espelhos, servem como um meio de introspeção e reflexão, tanto literal quanto figurativa, convidando o público a ver-se dentro da obra e a reconsiderar a sua própria perspetiva. A tinta acrílica adiciona cor e vitalidade às peças, permitindo expressões vibrantes que contrastam e complementam com os outros materiais. Os ímanes adicionam uma dimensão interativa, permitindo que as peças sejam utilizadas de diferentes formas.

 

O resultado é um conjunto de peças que, numa primeira impressão, podem parecer apenas manchas. No entanto, percebe-se que cada uma delas contém uma imagem representada. Estas não são meras representações, mas interpretações do que está para além do visível, e a tentativa de capturar a essência invisível das coisas.

 

Assim como Soares dos Reis conseguiu dar vida ao gesso, conferindo-lhe uma expressividade única, procuro dar vida aos materiais que escolho, imbuindo-os de significado e emoção. Através desta abordagem, espero inspirar os observadores a desafiar suas próprias perceções e a procurar sempre o que está além do que se vê, tal como o olhar de Firmino nos desafia a fazer. Cada peça é uma porta aberta para a introspeção e a descoberta, convidando todos a embarcarem nesta jornada de exploração visual e emocional.

Resina Epóxi, Vidro (espelho), tinta acrílica, aço inox, poliéster e íman 

Alfinete: 62 x 10 mm / Pin: 27 x 10 mm / Pin: 21 x 10 mm / Colar Suporte: 90 mm

English

Reflections

These pieces invite us to explore what lies beyond what we see. Inspired by Firmino’s sculpture, crafted by António Soares dos Reis in 1867, I seek to capture the depth and expressiveness infused by the sculptor in each stroke. Firmino, with his penetrating and expressive gaze, not only confronts us with his presence but also challenges us to look deeper.

This work aims for that same depth, urging the viewer to move beyond superficial vision and explore what hides beyond the obvious.

 

Firmino’s sculpture exemplifies how art can capture a person’s essence through expressive and detailed features. In sculpting with plaster, Soares dos Reis conveyed a depth and intensity in Firmino’s gaze that seemed to transcend time. This ability to bring life to inanimate materials inspires me.

 

Encased in epoxy resin boxes, the mirrors serve as a means of introspection and reflection, both literal and figurative, inviting the audience to see themselves within the artwork and reconsider their perspective. Acrylic paint adds colour and vitality to the pieces, allowing vibrant expressions that contrast and complement other materials. Magnets add an interactive dimension, enabling the pieces to be used in various ways.

 

The result is a collection that may appear as mere blotches at first glance. However, upon closer inspection, it becomes evident that each one contains a represented image. These images are not mere representations but interpretations of what lies beyond the visible, an attempt to capture the invisible essence of things.

 

Just as Soares dos Reis brought gypsum to life, imparting it with unique expressiveness, I strive to animate the materials I choose, imbuing them with meaning and emotion. Through this approach, I hope to inspire viewers to challenge their perceptions and always seek what lies beyond what is seen, much like Firmino’s gaze challenges us to do. Each piece is an open door to introspection and discovery, inviting everyone to embark on this visual and emotional exploration journey.

Epoxy Resin, Glass (mirror), acrylic paint, stainless steel, polyester, and magnet

Brooch: 62 x 10 mm / Pin: 27 x 10 mm / Pin: 21 x 10 mm / Necklace Support: 90 mm

Créditos Fotografias  | Photography Credits: Susana Barbosa

Susana Barbosa

Sou natural do Porto, fiz o Curso Profissional de Ourivesaria na Escola Artística de Soares dos Reis, licenciei-me em Design de Joalharia na ESAD (Matosinhos) e tenho Pós-Graduação pela Glasgow School of Arts. Colaborei em diversos projetos, destacando a Galeria “Quarto Escuro”, no Edifício Artes em Partes no Porto, e a Galeria|Oficina Autoria no CCBombarda. Atualmente, sou docente na Escola Artística de Soares dos Reis. Exploro e investigo técnicas e materiais alternativos, aplicando-os em coleções, projetos próprios e workshops.

 

www.instagram.com/susanabarbosa_jewellery 

English

I am from Porto; I completed the Professional Jewellery Course at Escola Artística de Soares dos Reis, graduated in Jewellery Design from ESAD (Matosinhos), and hold a Postgraduate degree from the Glasgow School of Arts. I have collaborated on various projects related to my field, notably the “Quarto Escuro” Gallery in the Edifício Artes em Partes in Porto and the Galeria|Oficina Autoria at CCBombarda. Currently, I teach at Escola Artística de Soares dos Reis. Over the years, I have explored and researched alternative techniques and materials, applying them in collections, personal projects, and workshops.

 

www.instagram.com/susanabarbosa_jewellery

Tincal Lab

CCBombarda, Rua de Miguel Bombarda, 285, loja 25

https://tincallab.com/pt