Skip to main content
Bombarda Digital Lab
Bombarda Digital Lab

onde a identidade

do Quarteirão Criativo

do Porto

se encontra

com a digitalização

um laboratório de inovação aberta
com a comunidade Bombarda como pano de fundo
Assiste às 3 Sessões Online!

A Associação Bombarda – Quarteirão criativo lança o desafio à comunidade para a participação num laboratório vivo de inovação.

O Bombarda Digital Lab é um programa de inovação e capacitação, distribuído por 10 sessões que se estruturam em três módulos/sprints fundamentais, cada um dedicado a uma fase crucial do processo de inovação e co-criação.

Baseado em metodologias de Human Centered Design / Design Thinking, desafiamos os participantes a explorar ferramentas tecnológicas que possam funcionar como extensões digitais úteis para dinamizar e promover as qualidades e recursos do Quarteirão Bombarda.

3 módulos / sprints

 sprint #1 – Pensar Criativamente Em Bombarda

sprint #2 – Imersão Digital Para a Transição Digital

sprint #3 – Oficina Relâmpago

3 a 6 protótipos

Vamos formar equipas de trabalho para a ideação e criação de protótipos de ferramentas digitais para Bombarda! Todos os protótipos serão apresentadas a um júri e à comunidade local.

1 prémio final

A equipa com a melhor proposta digital para o Quarteirão Bombarda, terá um prémio de 1000€ em vales para gastar nos estabelecimentos aderentes do Quarteirão Bombarda.

um Programa

#criativo

#aberto

#lúdico

para equipar-te com competências de inovação
e introduzir-te a diversas ferramentas,
plataformas e software digitais

Sprint #1

Data / Hora
Local
Actividade
04 Maio | 15 - 18h
Presencial: Canal 180
# Colaboração e Princípios sobre Criatividade; # Design Thinking e Inovação; # Service Design
08 Maio | 19 - 21h
Online
# Técnicas de Mapeamento; # Empatia / User Research: Da observação aos insights (parte 1)

Sprint #2

09 Maio | 19 - 20h30
Online *
# Sessão de Apresentação de Case Studies: OIO Studio + Significa | #realidade aumentada #inteligência artificial #No/LowCode
10 Maio | 19 - 20h30
Online *
# Sessão de Apresentação de Case Studies: ByAR | #realidade aumentada

As sessões online dos dias 9 e 10 de Maio são gratuitas e abertas ao púbico em geral: inscreve-te nests LINK.

11 Maio | 11 - 13h
Presencial: Canal 180
# Empatia / User Research: Da observação aos insights (parte 2) ; #Visita às ruas do Quarteirão
11 Maio | 14h30 - 17h30
Presencial: Canal 180
# Ideação e Criação de Grupos

Sprint #3

18 Maio | 09h30 - 12h30
Presencial: Canal 180
# Comunicação e Pitch de ideias; # Partilha de plataformas entre formandos e organização das ideias
18 Maio | 14h - 18h
Presencial: Canal 180
# UX e Prototipagem de soluções; # Feedback técnico sobre os projectos
25 Maio | 10h - 12h30 + 14h - 15h30
Presencial: Canal 180
# Desenvolvimento da versões beta (coding ou no coding) e testes de protótipos
; # Workshop sobre as ferramentas digitais escolhidas para o projecto
25 Maio | 16h - 18h
Presencial: Canal 180
# Apresentação / demonstração das ideias desenvolvidas diante da comunidade local
; # Sessão de Encerramento e entrega de prémio final > clicar para ver agenda deste evento

As actividades presenciais serão realizadas nas instalações do Canal 180, onde os participantes estarão em contacto directo com a comunidade local.

Morada: Rua Miguel Bombarda, 425, 4050-382 Porto

Facilitadores

e Convidados

escolhidos a dedo para teres a melhor experiência
e fontes de inspiração
para os teus projectos futuros

Facilitadores

Katja Tschimmel

MindShake

Katja Tschimmel é a fundadora da Mindshake, consultora, formadora, investigadora, professora e oradora. Licenciada e doutorada em Design e com um Mestrado em Criatividade Aplicada, investiga as áreas de Pensamento Criativo, Design Thinking, Processos Criativos e Inovação há mais que 20 anos.

Katja é Professora Convidada na Porto Business School e na FEUP. Durante 3 anos leccionou na FEP no Mestrado da Gestão da Inovação, durante 9 anos na Laurea University na Finlândia no Mestrado de Service Design and Innovation. Durante 15 anos foi Professora na ESAD Matosinhos. É (co-)autora de 4 livros e numerosos artigos científicos no âmbito da Criatividade, Design e Inovação, e do Modelo de Design Thinking Evolution 6, licenciado em Creative Commons (2015). Como formadora Katja tem uma vasta experiência na concepção e realização de cursos e workshops relacionados com a Criatividade e a Inovação, com os Processos Criativos nas Organizações, Técnicas do Pensamento Criativo e o (Service) Design Thinking.

Na área da consultoria especializou-se no apoio no design de frameworks de inovação e na sua implementação organizacional. Desde Janeiro 2023 é embaixadora portuguesa da World Creativity and Innovation Week.

Joana Alves dos Santos

MindShake

Joana Alves dos Santos é consultora e formadora em Design Thinking, com competências na área de gestão de projetos, adquiridas em diversos contextos: empresariais, ensino superior e em organizações não governamentais.

Tem o MBA Executivo da Porto Business School, no âmbito do qual frequentou os Programas Executivos Internacionais “Digital Innovation & Strategic Leadership” na University of Cornell (NY) e “Digital Transformation and Business Ethics” no IE Business School de Madrid. Licenciada em Ensino Básico pela Escola Superior de Educação do Porto, lecionou na Universidade Nacional de Timor Leste, colaborou com a Porto Business School no Business Ignition Programme para a U. Porto Inovação.

Na Mindshake dedica-se a ações de formação em Design Thinking (presencial e online), à gestão de projetos, e é responsável pelas
áreas da Inovação Social, e da Sustentabilidade e Economia Circular.

Rui Grandão

Chief Technology Officer

Rui Grandão é engenheiro de software, consultor e professor. Com um mestrado em Engenharia Informática e Computação trabalha de momento principalmente na área de Engenharia de Software.

Atualmente Rui é CTO da Backercamp, uma empresa de marketing digital com base em Barcelona e Professor na ENSICO uma associação sem fins lucrativos que visa promover o ensino da computação no ensino público português. No passado lecionou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Nelson

Catarina João Vieira

Digital Transformation & IA Enthusiast

Catarina João Vieira é especialista em Transformação Digital, Estratégia de Marketing e Inteligência Artificial com experiência em Retalho, Negócio B2B e Telco.

Mestre em Economia e Gestão da Inovação e licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto com 2 internacionalizações (IE Business School e IÉSEG School of Management), a Catarina tem vindo a desenvolver o seu percurso profissional na área da transformação digital, marketing e IA.

Com experiência variada em multinacionais e nacionais, a Catarina tem vindo a liderar projetos de digitalização e future of storytelling. Tem interesse em Inteligência Artificial, tendo sido pioneira na sua tese com a investigação em tomada de decisão e IA.

Para além disso, é editora da única revista dedicada à geração Z da europa, Blue Velvet Editorials. Já participou em vários projetos editoriais de moda e beleza como Produtora e Diretora Criativa.

Convidados

OIO Studio

Simone Rebaudengo

oio Studio
oio is a creative company on a quest to turn emerging technologies into an approachable, everyday and sustainable reality, for humans and beyond. It’s a small team pushing for an impact that outweighs their footprint, helping big companies, small startups and cultural institutions to shape products and tools for a less-boring future. Some of their collaborations include IKEA, Google, SPACE10, the Museum of the Future, Arduino and Samsung among others. Their work spans from playful explorations to future products with big companies, small startups and cultural institutions. They build open tools, experiments and educational content and they are one of the first companies to officially employ an artificial intelligence as part of their team.
https://buttondown.email/oio/archive/

Simone Rebaudengo
Simone Rebaudengo is a co-founder and Creative Director at oio - a creative company on a quest to turn emerging technologies into an approachable, everyday and sustainable reality for humans and beyond. Previously he designed future scenarios and products for The Museum of the Future in Dubai, founded a speculative design practice called automato.farm and he was lead designer at BMW Designworks and frog. His work focuses on building experiential visions of the future and exploring the implications of living and interacting with networked, smart and not-so-human things. His projects have been awarded by Red Dot Design Award, Core77, IXDA Awards and exhibited in galleries and museums such as Vitra Design Museum, Triennial Museum in Milan and MAK Vienna.

Significa

Teresa Araújo

A Significa é uma agência de produtos digitais sediada no Porto, Portugal. Fundada em 2016, trabalhámos num pequeno escritório improvisado, alimentado por café e paixão. Sete anos depois, a Significa é uma agência digital premiada que cria produtos digitais para vários clientes internacionais com uma equipa de 30 pessoas talentosas.

Teresa Araújo (Designer) - O sentido artístico da Teresa só pode ser igualado pelo seu amor pelas plantas e pelos animais. Não demorará a dar a entender que ela se esforçaria ao máximo para salvar até as gaivotas de qualquer aflição. Gosta de agarrar o barro quando trabalha nas suas cerâmicas. Teresa é Designer na Significa.

ByAR

Pedro Pereira

A By AR cria ambientes digitais que conectam histórias, pessoas e espaços. A partir de uma história criam uma narrativa, à qual associam a Realidade Aumentada e outras tecnologias, para proporcionar a todos uma experiência que se prolonga além do espaço e do tempo em que é contada.
A Realidade Aumentada está no ADN da By AR, mais do que uma tecnologia, é uma forma de pensar. Combinam a RA com outras tecnologias emergentes, como a realidade virtual, o video mapping ou a criação e desenvolvimento de aplicações. Desenvolvem diferentes tipos de software e integram com diferentes tipos de hardware.

Participa no
Bombarda Digital Lab!

Juntos, imaginamos o futuro de Bombarda
enquanto exploramos
a vitalidade
do presente

Participantes

✴ Pessoas interessadas em desenho de produtos ou serviços inovadores, digitalização ou programação (designers, estudantes, académicos, empresários, sociedade em geral);

✴ Pessoas que procurem adquirir novas competências na área da inovação e da tecnologia, co-criar no seio de equipas multi e trans-disciplinares, respondendo a um desafio real de uma comunidade/território da cidade – o quarteirão Bombarda;

✴ Empresários e residentes do quarteirão Bombarda, com quaisquer percursos e níveis académicos;

✴ Estudantes do ensino superior, de qualquer curso;

 

Não é requerida experiência em qualquer das áreas a abordar.

 

  É necessário um computador e/ou smartphone. Certifica-te de que tens acesso a um dispositivo adequado para as actividades práticas durante as sessões online e presenciais.

Objectivos Gerais

 Promover a inovação aberta como boa prática para a resolução de desafios locais e societais;
Encarar a cidade e os seus quarteirões, áreas ou bairros como laboratórios vivos, nos quais processos de inovação podem contribuir para o desenvolvimento (económico, cultural, urbanístico) local e respectiva coesão territorial;
Criar consciencialização, curiosidade e abertura para experimentação de processos de desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços através de design thinking e service design;
Contribuir para a permeabilidade da sociedade à experimentação e utilização de novos produtos digitais, estimulando a exploração e integração vanguardista de novas ferramentas digitais no contexto local e da cidade, para a criação de uma comunidade nativamente digital, crescente e replicável a médio e longo prazo;
Formar a comunidade de prática portuense (inovação e service design) tendo como ponto de partida a grande diversidade e dimensão do ecossistema criativo, artístico e tecnológico de Bombarda;
Contribuir para o upgrade da literacia digital e consequente contributo para a transição digital do quarteirão das artes do Porto em particular, e dos munícipes portuenses em geral, promovendo o ultrapassar de barreiras profissionais e demográficas através de uma abordagem prática e hands-on;
Promover abordagens mais naturais e recorrentes a processos de co-criação e partilha de conhecimento entre a comunidade local, especialistas e estudantes.

Prémio

A equipa com a melhor proposta digital para o Quarteirão Bombarda, terá um prémio de 1000€ em vales para gastar nos estabelecimentos aderentes do Quarteirão Bombarda.

Inscrições

As sessões presenciais do Bombarda Digital Labestão esgotadas, porém as Sessões Online têm inscrições ilimitadas – ainda vais a tempo de participar!

Inscreve-te neste link.

Atribuição de Vagas 

Será dada preferência a associados efectivos da Quarteirão Criativo, negócios e moradores de Bombarda. As restantes vagas serão atribuídas por ordem de inscrição.

As sessões presenciais do Bombarda Digital Lab esgotaram, porém gravámos as Sessões Online para que as possas rever a qualquer momento!

Assiste às 3 Sessões Online!

Organização, Apoios e Parceiros

A actividade Bombarda Digital Lab é apoiada pela Convocatória Aberta para a Inovação e Transição Digital do Município do Porto.

Esta iniciativa complementa os objetivos de capacitação nas áreas da digitalização e novas formas de gestão/governança do projecto Bombarda Digital – um projecto financiado pelo PRR #Construir o Futuro, promovido pelo Município do Porto, Associação Porto Digital e Associação Quarteirão Criativo.