Mais de 40 comerciantes, empreendedores e residentes do Quarteirão Bombarda foram envolvidos nas quatro sessões de auscultação, no âmbito do projeto BOMBARDA DIGITAL (Bairros Comerciais Digitais).
Nos dias 17, 18, 23 e 25 de Janeiro de 2024 aconteceram mais quatro sessões de auscultação e co-criação no âmbito do projeto Bombarda Digital.
A convite do Município do Porto e da Associação Quarteirão Criativo, a comunidade de comerciantes, artistas e residentes no quarteirão de Miguel Bombarda reuniu, no seu próprio território, com a equipa do projeto BOMBARDA DIGITAL, com o intuito de explorar e co-criar características e funcionalidades das suas futuras ferramentas digitais e respetivas extensões físicas em espaço público.
As sessões realizaram-se no CRU, um hub criativo local, e foram co-facilitadas por membros das equipas da Porto Digital e da Quarteirão Criativo, que utilizaram metodologias de Service Design e Design Thinking para orientar o processo.
À mesa de trabalho sentaram-se membros das Divisões do Comércio e da Requalificação e do Espaço Público do Município do Porto, bem como membros da comunidade local que tinham manifestado interesse nos tópicos da transição digital e harmonização urbanística, ou previamente integrado grupos de trabalho em áreas diversas como “Atividade Comercial”, “Design e Comunicação Coletiva”, “Circulação e Mobilidade”, “Urbanismo e Espaço Público”, “Turismo, Animação e Eventos” ou “Dinamização da comunidade Bombarda”.
As sessões dos dias 17, 18 e 23 foram dedicadas à exploração das potenciais funcionalidades das novas plataformas digitais coletivas: o Website, o E-commerce e a App Bombarda. Nestes dias os participantes vestiram tanto pele de comerciantes, nos seus desafios e aspirações em relação à presença digital dos seus negócios, como acompanharam a jornada dos clientes e visitantes do quarteirão, cujas necessidades e ‘dores’ tentaram endereçar com propostas de funcionalidades digitais agregadoras da diversidade existente nesta zona.
Créditos fotografias: Raposa Branca
Já no dia 25 o grupo de trabalho debruçou-se sobre a harmonização urbanística e as potenciais interligações entre o digital e o espaço público, discutindo e ensaiando o caráter simbólico e funcional da sinalização física das entradas no quarteirão. Neste encontro o assunto recaiu especialmente no conceito de “pórtico” ou elemento sinalizador da identidade “Bombarda” no espaço físico, bem como se exploraram conceitos e funcionalidades de “áreas de transição” para este bairro que ambiciona abraçar a mobilidade suave e híbrida tanto quanto uma melhorada vivência no seu espaço público.
Com a realização regular deste tipo de iniciativas, o Município do Porto e a Quarteirão Criativo pretendem envolver a comunidade local no esboço e desenvolvimento de soluções adaptadas ao seu território, identidade e realidade. Pretende-se assim que o resultado destes processos constituam pontos de partida para os serviços integrantes do programa “Bairros Comerciais Digitais”, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, em execução até Setembro de 2025.
Créditos fotografias: Izzy Benigno
Sobre o Projeto BOMBARDA DIGITAL
O projeto Bombarda Digital, promovido pelo Município do Porto e pelas Associações Porto Digital e Quarteirão Criativo, reúne, em torno da extensão digital de um bairro criativo, os agentes do ecossistema do Quarteirão de Miguel Bombarda (Porto), área cuja delimitação e identidade foram historicamente definidas pelos comerciantes desta zona especializada, reconhecida como Quarteirão das Artes.
O projeto tem como objetivo apoiar a digitalização do Quarteirão, promover a coesão territorial através da adoção tecnológica e digitalização dos negócios e da sensibilização e capacitação dos atores, bem como promover a harmonização urbanística, conectividade, sustentabilidade e inclusão social.
Acredita-se que este BCD, que apresenta uma personalidade muito vincada e diferenciadora, reúne aqueles que são os requisitos ideais para beneficiar de uma alavancagem da sua experiência comercial física e digital, evidenciando um elevado potencial de valorização económica, demonstração e escalabilidade.
Designação do Projeto | Bombarda Digital
Código do Projeto | 5467
Região de intervenção | Quarteirão Bombarda – Porto
Promotor líder | Município do Porto
Copromotores | Porto Digital; Quarteirão Criativo
Programa financiador | Plano de Recuperação e Resiliência