Atividades
ATIVIDADES
EM BOMBARDA
Arte e exposições, Visita
"Domingos Sequeira: os Estudos Finais" - Visita orientada a esta exposição temporária
AtividadesDe regresso a Roma, já nos últimos anos de vida ativa, Domingos António de Sequeira (1768-1837) realiza os quatro desenhos preparatórios para a série de composições sobre os temas da Adoração dos Magos, Descida da Cruz, Ascensão de Jesus e Juízo Final. Os cartões, da coleção do MNAA, estão de visita ao Museu Nacional Soares dos Reis, onde vêm encontrar-se com outros estudos avulsos para as mesmas obras.
O QUE ESTÁ
A ACONTECER?
Arte e exposições, Visita
"Domingos Sequeira: os Estudos Finais" - Visita orientada a esta exposição temporária
De regresso a Roma, já nos últimos anos de vida ativa, Domingos António de Sequeira (1768-1837) realiza os quatro desenhos preparatórios para a série de composições sobre os temas da Adoração dos Magos, Descida da Cruz, Ascensão de Jesus e Juízo Final. Os cartões, da coleção do MNAA, estão de visita ao Museu Nacional Soares dos Reis, onde vêm encontrar-se com outros estudos avulsos para as mesmas obras.
Ver atividade
Conversa, Talks
Conversa Cruzada: Álbum de desenhos do rei D. Carlos e as escavações arqueológicas de Troia - com a arqueóloga Inês Vaz Pinto
A coleção do MNSR integra um álbum de desenhos do rei D. Carlos que contém estudos a lápis tirados do natural nas ruínas romanas de Troia. Mais de cem anos passados sobre esse registo de cenários e vestígios arqueológicos, vamos cruzar os desenhos com a investigação histórica e arqueológica da Troia romana. Nesta conversa, a arqueóloga responsável pelo sítio arqueológico de Troia, Inês Vaz Pinto, e Paula Azeredo (do MNSR), propõem um cruzamento entre a prática do desenho, manifestação do interesse que o casal real, D. Carlos e D. Amélia, dedicou à salvaguarda do Património nacional, e a investigação histórica e arqueológica do complexo romano do século I, situado na Península de Troia.
Ver atividade
Arte e exposições, Visita
Desenhos de Mestres Franceses em Coleções Portuguesas - Visita Orientada
Primeira exposição dedicada a desenhos franceses de coleções públicas e privadas portuguesas, e a terceira e última edição de uma série de exposições organizadas com o intuito de divulgar o pouco conhecido acervo de desenhos de antigos mestres conservado no nosso país. Com esta exposição, pretende-se mostrar que a história da influência do desenho francês em Portugal é diferente, apesar de acidentada e sujeita a flutuações políticas. De facto, a presença de muitos artistas franceses em solo português desde o início do século XVIII até ao início do século XX – e o seu impacto nos desenvolvimentos da arte portuguesa, especialmente das artes decorativas – é a grande revelação da presente seleção de obras.
Ver atividade
Famílias, Oficina
‘Moldar a Natureza: a botânica em gesso’ - Oficina para famílias a partir das pinturas naturalistas do Museu
Moldar a Natureza é uma oficina para famílias que parte das pinturas naturalistas do Museu Nacional Soares dos Reis para uma experiência prática em gesso. Depois de explorarem a botânica nas obras de arte, as famílias irão criar os seus próprios moldes em argila (baixo-relevo) com posterior preenchimento com gesso (alto relevo), ligando a observação à criação de uma peça única para levar para casa.
Ver atividade
Arte e exposições, Oficina
Paisagens em Diálogo - Curso de aguarela orientado por Joana Padilha
Neste curso, orientado por Joana Padilha, a paisagem abre-se ao encontro com a palavra e com a imaginação. Partindo das aguarelas de Henrique Pousão da coleção do Museu Nacional Soares dos Reis, os participantes são convidados a explorar a pintura de paisagem como lugar de cruzamento entre imagem, memória e sensibilidade, em consonância com o tema anual do Museu, Cruzamentos Artísticos. O curso propõe um diálogo acessível entre pintura e palavra, utilizando pequenos textos, ideias ou sugestões como ponto de partida para a criação visual. A aguarela surge aqui como um espaço de liberdade e descoberta, onde observar, interpretar e experimentar se cruzam de forma simples e acessível, respeitando o ritmo e a experiência de cada participante.
Ver atividade