Termina neste sábado, 25 de Maio, o programa que transformou o quarteirão Bombarda num laboratório de inovação aberta com a comunidade local como pano de fundo.
A iniciativa foi apoiada pela Convocatória Aberta para a Promoção da Inovação e Transição Digital do Município do Porto.
Entre as 16 e as 18h deste sábado, a equipa vencedora será eleita e saudada pelo Vice Presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo.
AGENDA DO EVENTO FINAL
Ao fim de mais de 26 horas de educação não formal, este programa criativo, aberto e lúdico equipou mais de 50 pessoas com competências de inovação, introduzindo-as a novas tecnologias, plataformas e softwares digitais.
O próximo sábado, dia 25 de Maio assinala o final desta jornada, dia em que os participantes apresentarão os resultados das suas ideias e prototipagens, processo do qual sairá uma equipa vencedora, cujo prémio consite em Vales, são 1000€ para gastar em compras nos estabelecimentos de comércio e serviços em Bombarda.
O Bombarda – Digital Lab, um laboratório vivo de inovação aconteceu ao longo de 10 sessões entre 4 e 25 de Maio, no Canal 180 – em pleno Quarteirão Criativo de Bombarda, o epicentro das Artes do Porto.
No decurso do programa, baseado em metodologias de Service Design e Design Thinking, foram formadas equipas de trabalho e os participantes desafiados a explorar ferramentas digitais – aplicações low ou no code, realidade aumentada, inteligência artificial, entre outras – que possam funcionar como extensões digitais úteis para dinamizar e promover as qualidades e recursos do Quarteirão Criativo de Bombarda.
Créditos fotografias: Matilde Cunha
O programa foi presencialmente liderado por uma equipa especializada, composta por Katja Tschimmel e Joana Alves dos Santos (MindShake) e por Rui Grandão (chief technology officer) e Nelson Costa.
Foram também envolvidos estúdios e empresas ligadas à criatividade e à tecnologia digital como a Significa, o By AR e o OIO Studio.
Este programa envolveu 30 pessoas presencialmente, mais um total de 110 presenças online, pessoas desde os 22 aos 70 anos, sobretudo interessadas nestas temáticas mas sem experiência ou conhecimentos prévios.
Créditos fotografias: Matilde Cunha
Organização, Apoios e Parceiros
A atividade Bombarda Digital Lab é apoiada pela Convocatória Aberta para a Promoção da Inovação e Transição Digital do Município do Porto.
Esta iniciativa complementa os objetivos de capacitação nas áreas da digitalização e novas formas de gestão/governança do projeto Bombarda Digital – um projeto financiado pelo PRR, #Construir o futuro, promovido pela Câmara Municipal do Porto, Associação Porto Digital e Associação Quarteirão Criativo.