As últimas semanas têm sido intensas para a equipa da Quarteirão Criativo!
Entre 20 e 24 de Setembro, envolvemo-nos em diversos eventos: conferências, seminários e bootcamps que enriqueceram a bagagem de conhecimentos da nossa equipa.
No dia 20 assistimos ao Seminário “Desafios da Inovação Social em Contexto de Incerteza e Transição”, a convite do nosso membro do Conselho Consultivo – José Carlos Mota, moderador de algumas das sessões. O evento realizou-se no Convento de São Francisco, em Coimbra, e esteve organizado em painéis de discussão e mesas redondas, onde se promoveu o diálogo entre especialistas das áreas de gestão pública, inovação social e desenvolvimento sustentável.
“Inovar em contexto de incerteza e de transição”, “Os desafios da inovação pública em contexto de incerteza e transição”, “O presente e futuro da inovação pública e da inovação social” e “Os desafios da inovação social e cívica em contexto de incerteza e transição” que inclusivamente contou com a participação de Fernando Paulo, do Centro de Inovação Social do Porto e vereador na CM do Porto.
Celebrámos ainda, no dia 24, o 10º aniversário da Europa Criativa (conferência “Redes Culturais no Futuro da Europa”, em Coimbra) – evento dedicado aos sectores cultural e criativo que, para além de assinalar a década produtiva deste programa em Portugal, reuniu redes europeias, projetos e organizações portuguesas que participaram com sucesso em iniciativas europeias.
Neste curto período, a mais impactante das experiências foi a participação no Bootcamp de Pré-aceleração LAB.IS Porto* do Centro de Inovação Social da Câmara Municipal do Porto (CIS Porto)
Tendo sido selecionados na primeira fase deste programa, tivemos a oportunidade de mergulhar no racional da Economia de Impacto, e trabalharmos as nossas competências para a Inovação e Empreendedorismo Social.
Durante um fim de semana intensivo, juntos com uma comunidade de sonhadores e agentes de mudança, aprendemos conceitos que não nos eram familiares, e adquirimos ferramentas para melhor cumprirmos a nossa missão de desenvolvimento local.
A proposta que levámos a este bootcamp (e que para já mantemos em ), não é uma ideia nossa – é, uma vez mais, colhida na comunidade Bombarda e naqueles que expressam as suas preocupações e aspirações para este quarteirão.
Sejam quais forem os próximos capítulos, a jornada do Impacto Social está iniciada e é uma entropia: não há como voltar atrás!
Obrigada CIS Porto, e IES – Social Business School (parceiros de capacitação) pela excelente organização, e pela saudável injeção de motivação e de conhecimento!
Créditos fotografias: IES / CMPorto
* O Laboratório de Inovação Social do Porto é uma iniciativa de estímulo e apoio à apresentação e desenvolvimento colaborativo de novas soluções aos problemas socias da cidade do Porto.
Através de um modelo de experimentação colaborativa, assente numa política de falhar rápido e bem, pretende-se dar resposta a 4 objetivos:
– Promover a geração e experimentação de novas soluções para os problemas sociais da cidade;
– Potenciar condições para que as novas soluções aos problemas sociais da cidade se orientem para a resolução das suas causas;
– Contribuir para que atores públicos e privados locais incorporem o impacto na sua tomada de decisão;
– Envolver os atores dos vários setores da sociedade para uma abordagem conjunta e multissetorial aos problemas sociais da cidade do Porto.