status: aprovado e em curso
TWIN HUBS é um programa de intercâmbio, parte do Creative FLIP Peer2Peer. Baseia-se no modelo de “cidades irmãs” e dirige-se a hubs criativos que desejam estabelecer uma cooperação nova e duradoura com outro hub.
Bombarda e Garagen-Campus são assim hubs criativos “gémeos” neste programa que visa desenvolver relações de parceria a médio prazo, favorecendo a troca de conhecimento, experiência e boas práticas por parte de dois “districts”, um no Porto, Portugal e outro em Chemnitz, Alemanha.
No âmbito deste programa, haverá lugar para o intercâmbio físico e bilateral de 2 elementos de cada organização – A Cátia Fernandes e a Marina Costa visitarão o Garagen-Campus, bem como a sua equipa nos visitará a nós.
Em Julho de 2023, os dois hubs organizarão um evento conjunto e público, no Porto, sobre o tema Creative Districts as Magnets of Innovation for Cities.
No passado dia 4 de Julho a comunidade do Quarteirão Bombarda reuniu-se mais uma vez, no maravilhoso espaço do Museu Nacional Soares dos Reis, para partilhar ideias, projetos ou apenas uma boa conversa regada por um bom copo de vinho!
Este foi um momento de encerramento das atividades do Projeto Twin Hubs com o Garage-Campus, um momento de partilha de tudo o que tinha vindo a ser construído ao longo do projeto, onde celebramos as vivências das comunidades que têm vindo a ser construídas por ambas as partes deste projeto e abrimos horizontes sobre o seu futuro!
O Painel de Discussão: Co-Localização como catalisador do. desenvolvimento, contou com a presença de Tina Winkel, gestora de eventos, cientista e educadora cultural e mediática do Garage-Campus; José Carlos Mota, Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro; Ricardo Valente , Vereador do Pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo e Vereador do Pelouro das Finanças, Actividades Económicas e Inspeção.
Como parte do Projeto Twin Hubs, nasceu a exposição “Untold Stories: Bombarda & Chemitz”, que conta uma conjunto de histórias desconhecidas de personagens que fazem parte das comunidades construídas por estes dois territórios (Bombarda, no Porto, e Chemitz)
Quem são, o que fazem e quais as suas histórias? Que narrativas únicas criam, que projetos inovadores e contribuições edificam nas suas comunidades?